4 Passos para contrariar o stress e a ansiedade

by - março 21, 2018


Quem me segue pelo instagram com certeza percebeu que houve uma mudança grande recente em tudo o que transmito. Isso deveu-se a um abalar persistente das minhas bases de algum tempo para cá. Eu, como provavelmente a maioria de todos vocês, fui sentido uma pressão crescente em vários sectores da minha vida. A verdade é que todos os dias tento gerir da melhor maneira possível uma data de coisas: casa, trabalho, as minhas rotinas alimentares, o meu exercício físico, e até mesmo as redes sociais (blogue, instagram... apesar de por enquanto não os sentir como um foco de stress mas sim um escape, sei que para muitas pessoas começa assim e transforma-se num ponto de pressão adicional).
Eu, como toda a gente, fui tentado assimilar os focos de pressão, abanar o stress, gerir as emoções da melhor maneira possível, mas por vários factores que se conjugaram dei por mim em ponto de rebuçado. Sensibilidade extrema, insegurança, cansaço psicológico, desmotivação, irritabilidade, negatividade e frustração... se até agora te identificaste com uma data destas sensações calculo que estejas também sobre grande stress e talvez este post possa ser para ti.

Quando me deparei com o estado nervoso em que me encontrava percebi que não estava bem e percebi que se continuasse naquele caminho não ia dar bons frutos, por isso procurei ajuda. Comecei a ler sobre como controlar a nossa mente, como contrariar determinados sentimentos, como enfrentar os medos, como me superar. O resultado foi surpreendente, em três dias estava uma pessoa completamente diferente, a ansiedade tinha diminuído e não tinha como não continuar a melhorar.

Por isso hoje trago algumas sugestões de como contrariar o stress e a ansiedade de forma activa, para que também vocês se possam sentir melhores.

1) Aceitação e vontade: Para que possas contrariar o stress e a ansiedade tens primeiro que tudo que assumir e aceitar que estás a ser afectado por eles, e querer contrariar isso! Não, não és mais fraco por seres afectado negativamente por estes dois factores, a verdade é que estamos constantemente a ser pressionados para sermos os melhores em todas as áreas da nossa vida, nas redes sociais tudo parece perfeito e dá-nos a falsa sensação de que se os outros conseguem nós também temos que conseguir. Digo falsa porque acredito que 90% dos casos isto não seja real, o que me leva ao ponto número 2.

2) Pára de te comparar e de analisar demasiado os outros: Se estiveres constantemente a comparar-te com a imagem que tens das outras pessoas vais estar constantemente a diminuir-te. Tudo pode parecer perfeito na vida dos que te rodeiam e na realidade não ser. Nós temos tendência a ver nas outras pessoas o que sentimos que falta em nós (a galinha do vizinho é sempre melhor que a nossa, já dizia o ditado), e isso torna-nos cegos à parte menos boa do que nos está alheio. Por outro lado, quando descobrimos algo de errado numa destas pessoas que veneramos (ou noutra qualquer) podemos ser críticos mordazes. O que quero transmitir é que seja qual for a situação estar demasiado atento e "preocupado" com a vida dos outros pode ser muito negativo, conduz muitas vezes a insatisfação progressiva, frustração, negatividade e até mesquinhês. Por isso, de hoje em diante vais preocupar-te mais com a tua vida e aceitar que não sabes exactamente o que se passa na vida dos outros, que nem tudo é o que parece mas que na realidade também não te diz respeito.

3) Gratidão: Quando te digo para te preocupares mais com a tua vida espero que o faças da maneira correcta. Ou seja, menos preocupação e mais satisfação. Quando estiveres muito triste, preocupado, stressado, pára para respirar fundo durante 2-3 minutos. Sai do escritório, sai do carro, vai a um sítio onde possas fechar os olhos e respirar fundo pelo menos umas 7 vezes calmamente. Faz um esforço para pensar em tudo o que tens de bom na vida, faz uma lista mental (ou escrita se conseguires - escrever ajuda a assimilar) das coisas pelas quais deves agradecer que existam na tua vida. Isto vai ajudar-te a relativizar o que é mau com energia positiva que está dentro de ti e não estás a ver.

4) Cultiva a bondade e as energias positivas: Porquê? Porque te vai encher de luz e de energia boa. Imagina-te com um copo de água - se o copo está vazio (energia negativa) não pode ter água (energia positiva), se o encheres de água, então o ar é substituído por água e dissipa-se. É isto que cultivar a bondade vai fazer em ti, vai substituir o espaço que agora é negatividade e frustração, por gratidão compreensão, amor, carinho e bondade. Isto além de te fazer bem a ti, faz bem aos que te rodeiam. Torna-te uma pessoa melhor e isso vai-se traduzir em todas as tuas relações. Não acreditas? Experimenta! Experimenta sorrir e responder calmamente àquela pessoa que todos os dias é bruta contigo e te stressa, se ela não sentir que te afecta e sentir a tua calma automaticamente vai ficar, por um lado, surpreendida - se estava à espera que ripostasses e simplesmente responderes com calma e bondade vais tirar-lhe o tapete - por outro lado, simpatia gera simpatia e agressividade gera agressividade - quantas vezes não nos respondem torto e a nossa resposta automatica é responder ainda mais torto? O inverso também acontece.


Por fim sorri! Três coisas que automaticamente te fazem sentir melhor são: sorrir, respirar fundo e agradecer por tudo o que tens na vida. Usa estas ferramentas sagradas, tenta seguir os passos anteriores e garanto-te que vais ficar muito mais serena(o). 
A vida é demasiado curta para a desperdiçarmos com o stress e a ansiedade a condicionarem a nossa mente, o nosso espírito e a nossa disposição. Procura maneiras de libertar o stress, seja com exercício físico, música, jogos, dança, leitura... tu escolhes! Mas sê feliz.

You May Also Like

0 comentários