Coragem para mudar

by - dezembro 12, 2017


Não foi há muito tempo que me deparei com a realidade de que não queria estar no ponto que tanto lutei para alcançar. Não estava bem, não tinha a mesma alegria, a mesma garra, os mais dramáticos poderão até dizer que estava a entrar num estado depressivo, os optimistas vão dizer que foi só uma má fase. Fosse lá o que fosse, a verdade é que não me reconhecia na minha realidade, não me revia na minha postura, e tinha perdido o brio ao que estava ao meu redor.
Surgiu então uma angústia de não saber se devia ir ou ficar, pior, uma angústia por não saber para onde ir. É uma sensação terrível ficar sem rumo, ficar sem objectivos, sem certezas, sem motivos para continuar a batalhar no dia-a-dia.
Aliado a isto sentia-me inútil e incompetente, como não tinha motivação para melhorar, limitei-me a suportar, enquanto tentava descobrir o caminho certo a trilhar. Tive avanços e recuos, boas escolhas, más escolhas, e a jornada até saber qual o caminho certo estava só a começar. As incertezas de perder o rumo quando chegas a onde pensaste que querias estar são demolidoras, fazem-te questionar tudo e mais um par de botas. Mas há uma certeza que é o primeiro degrau de uma mudança de vida, é a certeza de que ali não queremos estar, que aquele não é o rumo certo. A partir daqui é sempre a desbravar caminho.
Já me cruzei com pessoas na minha vida que passam a vida a queixar-se do dia a dia que têm, algumas não têm hipótese de mudança, mas muitas não estão dispostas a arriscar. Eu acho que vale a pena arriscar, acho que é preciso uma coragem imensa para voltar atrás e começar do zero, sei que as incertezas sobre se estamos, desta vez, a ir na direcção certa podem ser esmagadoras, mas acredito que a vida é demasiado curta para a passarmos a fazer algo que não nos completa ou, pelo menos, que nos perturba. Admiro quem tem a coragem de se questionar, de dar dois passos atrás, mais ainda se for a sua conta e risco, como foi uma caso, sem bóias de salvação. Mas, essencialmente, tenho a certeza que é preciso procurar o que nos faz felizes, seja no trabalho, no amor, na vida em geral. Quem não está bem deve mudar-se, parece cliché mas não é, só de nós depende sermos mais e mais felizes, e as desculpas não consolam ninguém.

You May Also Like

0 comentários