Falafel Saudável

by - dezembro 08, 2017


Tenho andado para fazer falafel há imenso tempo. Adoro os típicos bolinhos de grão de Israel, mas a minha tendência é sempre tentar fazer versões mais saudáveis das receitas originais, por isso surgiu esta receita. Se gostam de falafel, de pastéis, de comida vegetariana/vegana em geral, estou confiante que vão gostar deste prato.

Vão precisar de:
  • 3 copos (de +- 200ml) de grão mal cozido
  • 1 cebola crua triturada
  • 6 dentes de alho esmagados
  • 4 colheres de chá de coentros em pó
  • 4 colheres de chá de salsa seca picada
  • 1 colher de chá de cominhos
  • 1 colher de chá de paprika
  • sal e pimenta cayenna a gosto
para acompanhar: alho, azeite, espinafres e tomate cherry ou chucha mini, e sal a gosto.


Tinha grão seco em casa, que demolhei durante 12 horas, e depois cozi brevemente só em água, sem sal (se não encruava). Depois guardei no frigorífico até decidir fazer esta receita. 

Esta parte é chata, mas depois para fazer o falafel é bastante simples. Basta colocarem o grão na 1-2-3 e ir triturando (à medida que forem triturando vão pondo para um alguidar). Quando o grão tiver todo triturado juntem a cebola picada, os alhos esmagos e os restantes ingredientes. No fim juntem meio copo de água e misturem tudo. Eu usei a batedeira dos bolos até ficar mais ou menos homogéneo.
Por fim, é só fazer umas bolinhas, do tamanho que desejarem, e colocarem num tabuleiro que dê para ir ao forno. Eu decidi pincelar com azeite para ficarem mais crocantes, e foram ao forno até ficarem douradinhos.

Para acompanhar salteei espinafres e tomate em azeite com alho. Ficou uma óptima combinação. Experimentem e dêem-me feedback, espero que gostem!


You May Also Like

0 comentários